Mostrando postagens com marcador literatura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador literatura. Mostrar todas as postagens

01 novembro 2021

Viva Ana Cristina Cesar!




Dia 31 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Poesia e marca também a data de lançamento do meu novo livro “A Obra Poética de Ana Cristina Cesar: Ressignificação do Biografismo”. 


O livro é fruto da minha pesquisa enquanto estudante de Letras na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e agora está disponível em formato de e-book com algumas curiosidades sobre minha história com a ACC e uma crônica em homenagem a ela ao final.


Além dos conceitos teóricos sobre o biografismo e sua ressignificação, o livro também traz a análise de cinco poemas de Ana Cristina Cesar.


Aproveite para ler gratuitamente as primeiras páginas e se apaixonar pela poética da ACC!  


Leia Aqui!


Conheça mais sobre Ana Cristina Cesar:




16 maio 2021

Apoie a ação social do Instituto Chamaeleon - Biblioteca Beatriz Schwab


A Biblioteca Beatriz Schwab, uma iniciativa da Chamaeleon, inicia a campanha Mulheres Lendo Mulheres para democratizar o acesso ao livro e valorizar institucionalmente a leitura, incrementando seu valor simbólico como instrumento de mudança social para os atendidos do Instituto.

O objetivo desta campanha é enriquecer a programação cultural da biblioteca e promover o produto livro, disponível na plataforma nos formatos áudio e digital. Na Biblioteca Beatriz Schwab, estão disponíveis os conhecidos e-books e diversos audiolivros. Ambos formatos podem ser acessados de relógios inteligentes, celulares, tablets e computadores (mesa ou lap top). Os títulos são os melhores do mercado editorial e os escritores reconhecidos nacional e internacionalmente.

Com a pandemia, surgiu a necessidade de ofertar serviços de biblioteca aos leitores, que antes só poderiam pegar o livro fisicamente no instituto. Agora, a Chamaeleon já tem uma biblioteca digital para chamar de sua. Em 2021, a Tocalivros presenteou a organização com uma versão digital numa plataforma própria com mais de 5.000 e-books e 2.500 audiolivros - todos gratuitos caso o leitor ou a leitora faça um simples cadastro. Não há qualquer custo para o usuário desde que acessado pelo link da Biblioteca: https://bibliotecabeatrizschwab.tocalivros.com.

Essa biblioteca é um serviço gratuito, fruto da parceria com a Tocalivros, intermediada pela Ong Recode, também parceira do Instituto Chamaeleon. A programação da biblioteca conta ainda com o apoio em projetos transversais da editora Pergunta Fixar, do Selo Social e da Solos Comunicações. Durante a campanha, que vai até 30 de junho, serão promovidos quatro microprojetos com temas: 1) Livro, Leitura e Literatura; 2) Empreendedorismo; 3) Marketing e Publicidade e 4) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além do aspecto cultural, também há na proposta uma preocupação social. A cada 10 livros lidos, será doada uma cesta básica para pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Mais informações em https://bibliotecabeatrizschwab.tocalivros.com ou nas redes sociais da Chamaeleon (Twitter, Facebook e Instagram).

13 janeiro 2021

Lançamento da versão e-book do Amor, Maybe


É com muita alegria que comunico à vocês que a família Amor, Maybe ganhou um novo membro: a versão e-book! Adaptando-se aos novos leitores agora vocês podem curtir essa linda história de amor pelo Kindle, tablet, celular, ou seja, como você preferir! Quem quiser pode até ler de graça se cadastrando no Kindle unlimited! 
Esse é o link https://amzn.to/3oKSl8Y

Amor, Maybe já foi lido por centenas de pessoas, gerando muitas emoções em quem o lê. 

“Emocionante, encantador, sensacional, apaixonante. Essas são palavras que eu poderia usar para descrever esse livro. Mas acho que nenhuma delas captaria por completo a essência do livro. Sou louca por livros com personagens bem construídos e Francine sou fazer isso de forma magnífica” ‒ Blog Amanda’s World

“Amor, Maybe é mais um daqueles livros que me dão orgulho... É tão bacana encontrar obras tão bem escritas em nosso país! Francine escreveu um romance tão doce e sincero que me deixou com vontade de ler cada vez mais e mais de suas palavras apaixonadas. A resenha, de modo algum, chegará aos pés do mundo de Josie e Matt. É indescritível...
Terminei de ler Amor, Maybe nesse instante e não paro de imaginar o quanto gostaria de viver algo assim... De ter um Matthew para mim, rs. Mas enfim, são cenários belíssimos e cheios de detalhes que dão vida à trama. E se, de todos os livros nacionais que eu já li, pudesse escolher um para virar série, com certeza seria esse! ♥ Favorito ♥” ‒ SKOOB

“Seria tudo um sonho, uma ilusão? Ou, pela primeira vez em sua vida, ela não era mais a espectadora e sim a protagonista de uma história de amor?” ‒ Trecho do livro

“Tenha coragem e deixe um pouco de lado tudo que os outros querem ou almejam para você. A opinião dos que amamos é importante sim, mas só nós sabemos de nossos sentimentos íntimos. Por isso, pense no que você sonha e deseja, pois Deus é muito bom e nunca coloca um desejo em nosso coração se não tem a intenção de realizá-lo.” ‒ Trecho do livro

Até onde pode ir um grande amor? 
A fé ajuda a recuperar sentimentos? 
Quem pode separar duas pessoas que se amam? 

Compre o seu livro agora e descubra uma linda história romântica como você nunca viu! 

24 junho 2020

Canal literário no YouTube

Por conta do distanciamento social causado pela pandemia, muitos eventos que participávamos ao vivo mudaram para o virtual. Por isso, resolvi criar um canal de literatura, para matar a saudade!
Venha conhecer e se inscreva para ter acesso a conteúdos de literatura (prosa e poesia) da melhor qualidade!

Um espaço para falar de literatura, compartilhar leituras e dividir experiências literárias.






28 abril 2020

26ª Letra de Mulher


     O Letra de Mulher é uma "Roda de Conversa" sobre autoria de mulheres com mediação do Coletivo Marianas. O 26° encontro será virtual.
Para participar: publique diretamente na página do evento no Facebook, no dia 29/04/2020, entre 18:00 e 21:00 horas, um vídeo (de 1 a 3 minutos) lendo um texto de sua escritora favorita ou de sua própria autoria. Além de postar seu vídeo ou texto, aproveite também para comentar as publicações dos participantes.

Clique aqui para o link do evento

EDIT: Para quem não pode acompanhar o evento ao vivo, ainda pode clicar no link e assistir o que foi postado. É possível assistir também pelo youtube do Letra de Mulher.

Abaixo, a minha humilde contribuição com um poema da Ana Cristina Cesar e um de minha autoria.

24 abril 2020

2ª Temporada #Quarentena Literária

     Devido à situação diferenciada que estamos vivendo por causa da pandemia do Corona Vírus, na qual o distanciamento social se faz necessário, escritores residentes em Curitiba se uniram para dar continuidade ao projeto de difusão literária #Quarentena Literária, no qual conversam sobre grandes autores de sua biblioteca afetiva numa conversa informal, com leitura de trechos da obras e outras informações dos autores, através de lives no Instagram.
     Idealizada por Luiz Andrioli, da Prosa Nova Produções Culturais, o objetivo da quarentena literária é "é levar conforto e acolhimento para os internautas através da discussão literária. Na impossibilidade de realizar eventos e clubes presenciais de leitura neste momento, a ideia é usar as redes sociais como um instrumento de aproximação entre leitores e escritores".
     A 2ª edição terá 14 lives, começando no dia 20 de abril e finalizando no dia 03 de maio, sempre às 19 horas no Instagram dos escritores.  




Algumas caras e bocas dessa live feita com o coração:




Link para o vídeo completo da live: https://www.youtube.com/watch?v=YKxTGntNcDI


11 abril 2017

Feira de Livros de Literatura Colégio Estadual Isolda Schmid

No dia 07 de abril (2017), fui convidada a visitar o Colégio Estadual Isolda Schmid, em Curitiba - PR e realizar quatro palestras sobre "A importância da leitura e da literatura na formação do escritor" para as turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental.

A escola estava promovendo uma Feira de Livros de Literatura, onde os alunos de todas as turmas foram incentivados a comprar livros que seriam trabalhados pelos professores no decorrer do ano letivo. Fiquei muito feliz com o convite e com a iniciativa de promoção da literatura feita pela escola.

A princípio comentei sobre minha formação de leitora, influência direta do meu avô - um grande contador de histórias que despertou minha imaginação desde criança. Depois falei do hábito de leitura que deve começar com obras que nos sejam lúdicas e prazerosas até chegarmos ao ponto das leituras que nos incomodam e mexem com o mais profundo do nosso ser. Foram citados diversos benefícios da leitura como melhora da expressão, aumento de vocabulário, vivência de diferentes emoções, cultura, etc. Na sequência apresentei meus livros "Amor, Maybe" e "A Casa dos dois Amores", que são destinados especialmente ao público juvenil e finalizei abrindo para perguntas sobre a profissão do escritor.

Os alunos estavam super curiosos e fizeram várias perguntas como por exemplo: como começar um livro, o que é preciso para ser escritor, o que é mais difícil nessa profissão, etc.

É sempre muito gratificante visitar a escola e promover a literatura, principalmente a nacional e me emociono em ter esses momentos. Agradeço o convite da escola através da secretária Rejane Baron e me disponho a estar presente em mais momentos como esse.

Ps: Heleninha está com seis meses e como estava doentinha, não pode ir para a escola. Mamãe não quis cancelar o evento e levou a pequena junto. Ela se comportou muito bem (como sempre) e foi paparicada por todos! :)

Abaixo, algumas fotos do evento:








.


22 novembro 2014

Diálogos ao Pé do Ouvido

     
       Nos dias 13 e 14 de novembro de 2014, aconteceu nas cidades de Manaus, Iranduba e Novo Airão no Amazonas, o Projeto Diálogos ao Pé do Ouvido - Edição Centenário de morte de Augusto dos Anjos (1914-2014).
     O projeto teve como objetivo desenvolver a troca de experiências de maneira transdisciplinar unindo literatura, arte, folclore, cultura popular, patrimônio e cidadania em encontros e oficinas, debatendo o fazer cultural e a profissão de artista como meio de vida, no sentido de inclusive fortalecer o que se produz no Amazonas com nossas lendas entrelaçadas a experiências de outros artistas.
      Para a realização do Projeto, foram convidados escritores de todo Brasil, como: Marco Haurélio, Francine Cruz, Vanessa Labarrere, Aguinaldo Tadeu, Custódia Wolney, Gelson Leite, Alex Bonifácio, Rafael Alvarenga e Antonio Pinto Ferraz, para fazermos um intercâmbio cultural por meio das lendas e folclore amazonense. Tudo isso para homenagear o poeta Augusto dos Anjos no centenário de sua morte.
     Das 3 cidades que receberam o projeto, 2 (Iranduba e Novo Airão) possuem indicadores sócio-econômicos muito baixos, sendo cidades nas quais a maioria dos moradores vive em situação econômica e cultural delicada. Com o projeto Diálogos ao Pé do Ouvido, buscou-se desenvolver o hábito da leitura e a reflexão dos temas propostos, promovendo assim a economia de nossas livrarias e o acesso e maior utilização de bibliotecas públicas. A intenção dos promotores do evento é ampliar o leque de discussão literária com diversos temas para o fomento da literatura brasileira.
    O Projeto também preocupou-se em tomar medidas de redução ou eliminação dos impactos ambientais. Não à toa, o projeto chama-se Diálogos ao Pé do Ouvido, pois pretende eliminar a poluição sonora durante as palestras e oficinas. Apenas se não for possível, será utilizada aparelhagem sonora nos bate-papos literários. Além disso, o projeto baseia-se na filosofia dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e tem como primazia o cuidado com o meio ambiente. Procuramos evitar qualquer tipo de impressão em papel e, quando for feita, buscaremos papéis oriundos de mata de reflorestamento e/ou papel reciclado.
       Fiquei imensamente feliz em participar de um Projeto com objetivos tão nobres e com tantos escritores talentosos. Agradeço à comissão organizadora pelo convite e também pela linda homenagem. Vocês estão no meu coração, obrigada! 



Custodia Wolney

Antonio Pinto Ferraz


Aguinaldo Tadeu



























A organizadora do projeto Adrianni Neves



Professora com os escritores Vanessa Labarrere, Marco Haurélio e Francine Cruz

Homenagem concedida pelo Projeto, através da Adrianni Neves













05 janeiro 2011

ATENÇÃO CARIOCAS!

A SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ESTÁ SELECIONANDO PROJETOS LITERÁRIOS DE NOVOS AUTORES FLUMINENSES.

Até o dia 14/01/11 estarão abertas as inscrições para o edital Novos Autores Fluminenses.

Trata-se da primeira edição do programa que tem o objetivo de estimular a produção intelectual fluminense, através da Literatura, e o surgimento de novos autores do Estado do Rio de Janeiro ainda não inseridos no mercado editorial.

O edital está dividido entre as categorias: Poesia, Ficção (romance e conto) e Literatura Infanto-juvenil. Os projetos deverão ser apresentados por pessoas físicas ou jurídicas, residentes ou sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Somente serão aceitos projetos inéditos, que não tenham sido publicados, mesmo parcialmente, de forma impressa ou virtual e/ou aprovados por outras instituições de fomento. Os proponentes também precisam estar em dia com as suas obrigações fiscais.

Será disponibilizado para esta edição do programa até R$ 360 mil, oriundo do orçamento da Secretaria de Estado de Cultura. Cada projeto será contemplado com R$ 30 mil. Os recursos para 12 projetos selecionados serão liberados em apenas uma parcela. Cada candidato, maior de 18 anos, pode apresentar somente um projeto por categoria.

Para qualquer esclarecimento sobre a Chamada Pública nº 029 - Novos Autores Fluminense – Edição 2010, escreva para editaisleitura@cultura.rj.gov.br ou telefone para (21) 2333–1346 (21) 2333–1346 ou 2333-1412.


Aproveitem!!!