Livros

(Sobre)Viver e morrer num corpo de mulher - Francine Cruz
TAUP, 2025



SELECIONADO NA CHAMADA DE ORIGINAIS EDITORA TOMA AÍ UM POEMA 2025 COLEÇÃO GRALHA AZUL

    (Sobre)Viver e morrer num corpo de mulher é um convite para mergulharmos em um universo que vibra na intensidade da experiência de ser mulher.
    Por meio de textos carregados de lirismo e verdade, a autora nos conduz por um caminho de identificação, autodescoberta e empoderamento, desde a infância marcada pela rejeição de estereótipos de gênero, a maternidade, com suas alegrias e angústias, e a maturidade, revelando a força e a resiliência que habitam em cada mulher.

Poemas para brincar nas quatro estações - Francine Cruz
Donizela, 2024


VENCEDOR DO EDITAL Nº 251/2022 - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA

PRÊMIO LITERÁRIO CIDADE DE CURITIBA - TROFÉU CAPIVARA: RECONHECIMENTO LITERÁRIO

FINALISTA DO PRÊMIO CURITIBA MAIS CRIATIVA 2025 NA CATEGORIA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS (WORLD CREATIVITY DAY 2025)


A obra “Poemas para brincar nas quatro estações” de Francine Cruz é composta por 40 haicais, um tipo de poesia curta e minimalista que nasceu no Japão, composto de três versos, geralmente sem título e sem rimas.

Nesta obra, os haicais reúnem num mesmo cenário os encantos da natureza e as alegrias da infância em cada uma das estações do ano. Como o nome já diz, são pequenos poemas a serem experimentados por crianças de todas as idades, até mesmo as que já são avós, mas mantém os sonhos e o entusiasmo da infância.

Os versos de Francine, ricamente ilustrados pela artista plástica Débora Bacchi, trazem essas características de forma muito viva, como no haicai abaixo:

 

focinho pra fora –

no grande lago dourado

nada a capivara

 

Com o intuito de alcançar um amplo público, o livro "Poemas para brincar nas quatro estações" foi concebido de maneira inclusiva, seguindo os preceitos da Lei Brasileira de Inclusão. A utilização de fonte ampliada visa atender aos mais de 6 milhões de brasileiros com baixa visão ou visão subnormal, conforme dados do IBGE.


Vovô foi embora, mas deixou muita história - Francine Cruz
Donizela, 2023


VENCEDOR DO EDITAL Nº 116/2021 - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA

A obra retrata, de maneira sensível e carinhosa, a vida que segue após a partida de alguém que amamos. Mostra como as pessoas, depois da morte, permanecem eternizadas nas lembranças dos momentos partilhados com aqueles que ficaram. É um livro que trata de relações intergeracionais e pode ser lido por pessoas de qualquer idade.

"Quando alguém vai embora, mas ainda mora dentro da gente: dói de saudade… mas aquece de contente. Francine tratou desse tema delicado com poesia e pitadas de humor, mostrando que a saudade também pode ser um tesouro afetivo da memória". (Priscila Prado - Escritora finalista do Prêmio Jabuti 2013 com o livro interativo de poesia ilustrada Preguiça, coragem e outros bichos)

 

Eternamente tenro e vivamente oportuno, como a dor da perda e o saber profundo de quem guarda histórias no baú dos sentimentos. Comovidos comprovamos que é melhor que o fim, o caminho”.

E não conto mais, mesmo porque esta história, do começo ao fim, é um convite aberto para a história de cada leitor. Só me resta pedir: abra o livro, que logo vem colo, cafuné e beijinho. (Gloria Kirinus - Poeta e pensadora contemporânea. Ministrante da oficina de criação literária e vitalidade poética, Lavra Palavra).



Poemas para brincar nas quatro estações - Francine Cruz
Arpillera, 2023


VENCEDOR DO EDITAL Nº 251/2022 - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA

PRÊMIO LITERÁRIO CIDADE DE CURITIBA - TROFÉU CAPIVARA: RECONHECIMENTO LITERÁRIO

FINALISTA DO PRÊMIO CURITIBA MAIS CRIATIVA 2025 NA CATEGORIA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS (WORLD CREATIVITY DAY 2025)


Brincar com poemas é a mais pura alegria. 

É encantar-se com o simples e belo, como o voo de uma borboleta ou crianças colhendo amoras. 

É cortar uma fruta e ver nisso poesia. 

É eternizar em uma foto o momento e no verso o sentimento.

Brincar com poemas é ter uma casa aquecida onde cabem todos os afetos, em todas as estações. 

Vem brincar você também! 

 

ATENÇÃO! Este livro é feito sob encomenda, produzido manualmente. A produção dele se inicia após a confirmação da compra. Por isso, precisamos de, em média, 15 dias para produzir cada exemplar. O prazo de envio dos correios se inicia após esses dias de confecção. Agradecemos a compreensão.


Relações étnico-raciais na educação física escolar: teoria e prática Francine Cruz
Caravana, 2023



      Unindo teoria e prática, este livro tem como principal objetivo trazer subsídios para o ensino das Relações Étnico-Raciais aos profissionais de Educação Física, em prol de uma educação antirracista. 
     Na primeira parte, são retomadas historicamente as diversas abordagens de ensino da Educação Física, destacando as alternâncias teóricas da área e sua aproximação com a Educação das Relações Étnico-Raciais.
      Na segunda parte, são sugeridas propostas de atividades a serem utilizadas pelos professores em suas aulas, a partir do conceito de Cultura Corporal de Movimento. 
          As atividades contemplam as unidades temáticas de brincadeiras e jogos, esporte, dança, ginástica e lutas e foram organizadas de maneira eclética, equilibrando vivências práticas e reflexões, visando contribuir com os professores na inserção e mediação das discussões a respeito das Relações Étnico-Raciais no cotidiano escolar. 

Compre o seu livro agora e ajude a fazer uma educação antorracista!

A Casa dos dois Amores - Francine Cruz
Donizela, 2022. 




Entre a vida do seu pai e o amor da sua vida, qual você escolheria?

          Este livro tem como pano de fundo as manifestações dos jovens brasileiros da década de 1960, anos da Ditadura Militar. No entanto, nem mesmo esse regime foi capaz de separar grandes amores. Felipe e Gabrielle são apaixonados, mas existe uma promessa que pode separá-los para sempre.
          Descubra que promessa é essa e se prepare para fortes emoções!

Amor, Maybe - Francine Cruz
Ícone Editora, 2011. 304 pgs.




Até onde pode ir um grande amor?
A fé ajuda a recuperar sentimentos?
Quem pode separar duas pessoas que se amam?
Descubra em Amor, Maybe um linda história romântica como você nunca viu!

Em uma festa à fantasia, Josephine e Matthew se conhecem e se apaixonam. Inexperientes, Josie e Matt sabem que se amam, mas, para viver esse grande amor, terão que vencer muitas barreiras. O que será que os impede de ficar juntos?

Esta é a história de um amor inacabado, cheio de lágrimas, romance, brigas e sentimentos, mas, acima de tudo, cheio de esperança. Fala sobre o tempo e como a vida pode pregar peças em nós.

Neste romance, você conhecerá a força de um amor verdadeiro que através dos anos buscará sua chance de ser eterno. Será esse amor forte o suficiente para resistir ao tempo, à distância e à solidão?

– Maybe.


A Obra Poética de Ana Cristina Cesar: Ressignificação do Biografismo - Francine Cruz 
Donizela, 2022. 96 pgs.



O biografismo tem sido um problema nos estudos literários, uma vez que a crítica literária tende, muitas vezes, a relacionar a biografia do autor com sua obra. Tal relação pode ocasionar interpretações equivocadas ou superficiais, desconsiderando a literariedade e o trabalho estético da obra.

Questionando essa tendência, Ana Cristina Cesar, poeta cuja obra geralmente é definida como uma fusão de vida e poesia, reconhece sua obra como biográfica, porém, em seu trabalho estético e literário isso se dá através de uma ressignificação poética do biografismo.

Neste estudo, analisa-se como Ana Cristina Cesar ressignifica o biografismo e qual a interferência disso em sua poética, partindo dos conceitos de personalização, biografismo, despersonalização e desconstrução até a análise de alguns poemas da autora.


La obra poética de Ana Cristina Cesar: Resignificación del Biografismo - Francine Cruz

Caravana, 2023


Sabiendo que lo biografismo era una preocupación de Ana C, cuya obra poética tiene un tono confesional, es que tenemos la búsqueda de entender cómo la poeta trabajó esta cuestión en sus textos. ¿En qué medida el biografismo, reconocido por Ana Cristina, interfirió en su producción y cuál es la relación de esta escritura biográfica con la modernidad en la que se inserta?


Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática - Francine Cruz
Ícone Editora, 2013. 208 pgs.

Leia o 1º Capítulo - Skoob - Fanpage - Comprar




Devido ao aumento significativo da população idosa em todo mundo, surge a preocupação com a qualidade
de vida desses idosos. Viver mais com saúde e autonomia é o desejo da maioria das pessoas, mas, para isso acontecer, é necessário ser um indivíduo ativo.
A prática de atividades físicas e de jogos recreativos e cognitivos desenvolvidos pelo profissional de educação física e o convívio social inter e intrageracional trazem inúmeros benefícios em todas as idades, em especial na velhice, na qual ocorre uma diminuição das capacidades funcional e cognitiva, dos contatos sociais e da motivação para se realizar atividades novas. 
O objetivo deste livro é, então, dar subsídios teórico-práticos para a realização de programas de educação física para idosos, destacando seus benefícios e particularidades, além de auxiliar profissionais na estruturação de suas aulas.

Atividade Física para idosos: Apontamentos Teóricos e Propostas de Atividades - Francine Cruz
Editora Minelli, 2008. 111 pgs.



Este livro encontra-se dividido em duas partes. A primeira visa trazer referências teóricas sobre o envelhecimento, a prática de atividade física e seus benefícios para a saúde e qualidade de vida do idoso. Traz também considerações metodológicas pertinentes ao tema, e a justificativa da prática de atividade física para idosos, amparada no Estatuto do Idoso.
Ainda nesta parte do livro, encontramos à relação entre a qualidade de vida e a aptidão física, bem como exemplos de atividades que melhoram essa aptidão. Os benefícios, as barreiras, a avaliação médica, para a realização de atividades física são descritos de maneira simples e prática, trazendo também orientações sobre qual o ambiente adequado, interrupção e intensidade do exercício.
A motivação dos idosos é um fator imprescindível para sua adesão em um programa de atividades físicas, por isso destacamos aqui também alguns elementos que ajudarão os profissionais a manterem uma turma motivada.
Já a segunda parte, tem o objetivo de mostrar ao profissional que trabalha com atividade física para idosos, propostas de atividades que poderão ser realizadas em seus programas. Para facilitar, as atividades estão divididas de acordo com objetivos como socialização, cognição, recreação, etc, mas podem ser usadas também com outros objetivos, bastando que sejam adaptadas pelos profissionais aos seus interesses.
É um livro que une a teoria e a prática, atendendo assim, as necessidades dos profissionais que trabalham com essa faixa etária.


Os livros estão à venda nas melhores livrarias

Se desejar comprar um livro autografado, mande um e-mail para: francinecruz2011@gmail.com