Teia Nacional da Diversidade 2014

||



Entre os dias 19 a 23 de maio de 2014, aconteceu em Natal - RN a Teia Nacional da Diversidade.

"A Teia visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, Instituições de Ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.
A Teia 2014 inaugurará, portanto, um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade. As atividades da Teia 2014 incluem ainda as pré-Teias, encontros regionais e/ou estaduais para preparação e envolvimento da sociedade civil participante.
A Teia está em sintonia com as estratégias e diretrizes gerais do Plano Nacional de Cultura no que diz respeito ao fortalecimento de ações que visem o planejamento e a execução das políticas culturais; ao incentivo, proteção e valorização da diversidade artística e cultural do Brasil; a ampliação do acesso dos brasileiros à formação, fruição e produção cultural; a inserção da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável e na consolidação dos sistemas de participação social na gestão das políticas públicas."

Estive presente nesse grande evento cultural e posso dizer que foi muito gratificante. A troca de experiências culturais com pessoas e grupos de todos os estados do Brasil foi enriquecedora e inspiradora. Volto pra casa com muita vontade de partilhar esse aprendizado e trabalhar ainda mais para que a cultura seja valorizada em nosso país e que todos tenham acesso à ela. Viva a cultura indígena, a cultura cigana, a cultura negra, o xaxado, o bumba-meu-boi, o reizado, o teatro, o circo, a literatura, o hip-hop, o graffiti, o artesanato, etc, etc, etc... Viva a cultura brasileira!











































Nenhum comentário:

© Francine Cruz - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Zuky.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo