23 fevereiro 2010

A JORNADA DO ESCRITOR


Bom dia!

Hoje vou compartilhar com vocês meu primeiro aprendizado com a Monica Berger, extraído do Livro "A Jornada do Escritor" de Christopher Vogler, que eu indico como leitura inicial para todos que pretendem seguir escrevendo.

Christopher Vogler é um roteirista de Hollywood, famoso por ter escrito o "memorando The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers" (A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Roteiristas), como um guia interno para os roteiristas dos estúdios Walt Disney. Trabalhou para os estúdios Disney, Fox 2000 Pictures, e para a Warner Bros sempre nos departamentos de desenvolvimento de idéias. Também já foi professor da Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia, na Divisão de Animação e Artes Digitais, bem como na extensão da UCLA. Atualmente, é presidente da empresa Storytech.
Vogler foi inspirado pelo trabalho do antropólogo Joseph Campbell, particularmente "O Herói de Mil Faces" e o conceito do monomito. Ele usou o trabalho de Campbell para criar o agora lendário memorando corporativo de sete páginas para roteiristas de Hollywood, "A Practical Guide to The Hero With a Thousand Faces" (Um Guia Prático para o Herói de Mil Faces). Depois desenvolveu o memorando no livro "The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers" (A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Roteiristas), publicado no final dos anos 1990.

O livro A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler, busca enumerar ao leitor todas as etapas de construção de personagens e situações necessárias para se escrever uma boa história. As etapas da jornada são construídas a partir da estrutura “início – meio – fim”.

1o. Ato
1. Mundo Comum
2. Chamada à aventura
3. Recusa do chamado
4. Encontro com o mentor

2o. Ato
5. Travessia do Primeiro Limiar
6. Testes, aliados, inimigos
7. Aproximação da Caverna Oculta
8. Provação
9. Recompensa

3o. Ato
10. Caminho de volta
11. Ressurreição
12. Retorno com o elixir

Amanhã, mais detalhes!!!

Um comentário:

Alexandre Lobão disse...

Muito bom texto, Francine! Que tal agora uns posts detalhando cada uma das etapas da Jornada?

Forte Abraço!