Google lança 'iTunes' dos livros

||
Mais um passo no projeto megalómano lançado pela Google em 2004 de colocar todos os livros do mundo à distância de um clic.

Escrito por: Carlos Abreu (www.expresso.pt)     21:36 Terça feira, 7 de Dezembro de 2010
extraído do site: http://aeiou.expresso.pt/google-lanca-itunes-dos-livros=f619868

A Google lançou ontem nos Estados Unidos o eBooks, uma plataforma de distribuição de livros eletrónicos que integra uma loja online (Google eBookstore) bem como leitores específicos para este tipo de ficheiros na web (Google Web Reader ) e nos dispositivos móveis com o sistema operativo Android ou iOS (Google Books apps ).
Para gigante norte-americana da Internet esta plataforma vem "tornar mais fácil aos autores e aos editores encontrarem novos públicos para os seus livros e aos leitores comprarem e lerem livros na maioria dos dispositivos". Em 2011deverá chegar à Europa.
Até lá, os norte-americanos poderão aceder à eBookstore da Google e comprar o direito a ler uma obra que estará sempre alojada algures num servidor remoto. Ainda que a leitura possa decorrer em dispositivos tão distintos como um vulgar computador portátil, um tablet (iPad, incluído), smartphones (iPhone ou Android) e até em leitores de livros eletrónicos de formato aberto (não é o caso do Kindle da Amazon), a verdade é que o cliente terá sempre de estar ligado à Net para aceder à obra. Os restantes internautas poderão consultar as obras gratuita, como por exemplo "Os Lusíadas ". A operação paga, por enquanto, decorre apenas nos EUA.
Os lucros das vendas serão repartidos com as editoras, que nesta fase de arranque já são mais de quatro mil. Os cerca de três milhões de obras disponíveis custam entre um e 300 dólares. Resta saber se a Google conseguirá afrontar a Amazon que nesta altura, controla cerca de dois terços do mercado do livro eletrónico nos Estados Unidos?
Recorde-se que em 2004 a Google anunciou o seu projeto, aparentemente megalómano, de colocar à distância de um clic todos os livros do mundo. Desde então, segundo a empresa fundada por Larry Page e Sergei Brin , já foram digitalizados mais de 15 milhões de livros em mais de 400 idiomas.

Nenhum comentário:

© Francine Cruz - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Zuky.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo