15 agosto 2020

Audiolivros - Audiobooks - Livro Falado

Os audiolivros (ou audiobooks, no inglês) ou ainda “livros falados” começaram a se popularizar nas décadas de 1970 e 1980, oferecendo a opção de se ouvir livros com a narração de profissionais. 

Minha experiência começou na infância, ouvindo as fitas K7 que acompanhavam os livrinhos infantis e também com a famosa Coleção Disquinho, que faz parte da memória afetiva de toda uma geração (está disponível no Youtube, pra quem quiser conhecer ou matar a saudade!)

Os audiolivros são uma excelente opção de lazer e estudo, você pode ouvir um livro em meio ao trânsito ou outros afazeres, ocupando bem o seu tempo.

Além dos gêneros literários, audiolivros são muito utilizados por estudantes, seja de uma língua estrangeira ou de quem vai prestar algum concurso e quer aproveitar todo tempo disponível para estudar (vestibular, OAB, concursos públicos).

Eles também tem um papel fundamental na acessibilidade e inclusão social, pois são livros acessíveis para público que não sabe ou não pode ler (cegos, idosos com dificuldade de visão, não alfabetizados, etc).


Biblioteca Púbica do Paraná

Existem vários estilos de audiolivros: com um só narrador, com vários narradores, efeitos sonoros, etc. Tudo depende da história e do objetivo.

Enquanto escritora, tive a experiência de ter um livro meu publicado em formato de audiolivro. O livro “A Casa dos Dois Amores” conta a história de Felipe e Gabrielle, dois jovens de mundos completamente diferentes (ela filha de militares, ele simpatizante do comunismo) que vão viver uma linda história de amor nos conturbados anos 60. Esse livro  tem duração 7h 21 minutos e foi narrado por Ricardo Roldan.


A Casa dos dois Amores pode ser encontrado na Biblioteca Pública do Paraná na sessão de audiolivros. Quem se interessar, tenho poucos exemplares para venda comigo, podem solicitar pelo e-mail francinecruz2011@gmail.com.  

Inicialmente os audiolivros só eram encontrados em formato de discos, fita cassetes e, mais tarde CD. Hoje em dia com o avanço da tecnologia e a facilidade dos smartphones, já é possível baixar audiolivros no celular ou no computador, as assinaturas geralmente variam entre 14,90 e 19,90, mas tem diversas opções gratuitas também.  


  • Biblioteca de São Paulo

  • Projeto Gutenberg: milhares de audiolivros gratuitos em diversos idiomas (inglês, português, italiano, francês e alemão). Autores renomados como José de Alencar, Camões, Florbela Espanca, etc.

  • Tocalivros: assinatura paga (R$ 19,90 por mês), porém disponibiliza opções gratuitas em português. (Ex: O pequeno Príncipe de Saint-Exupery)

  • Universidade Falada: também é paga (preços variados, por livro), mas dispõem de livros gratuitos.

  • LibriVox: traz de forma gratuita obras literárias disponíveis em domínio público.

  • Ubook: assinatura de audiolivros e livros digitais por streaming (R$ 14,90 por mês): Mais de 400 mil títulos. Você assina e tem acesso ao nosso acervo de modo ilimitado para ouvir e ler milhares de títulos - livros, revistas, podcasts, etc - de várias categorias e idiomas em nossa plataforma.

Nem todos gostam, nem todos se adaptam a esse formato de leitura, mas vale a pena experimentar ou quem sabe indicar como uma opção para pessoas que de repente não gostam de ler ou por algum motivo não podem ler.



Nenhum comentário: