21 agosto 2020

FLUSH - UMA BRINCADEIRA EXCEPCIONAL DE VIRGINIA WOOLF

           


        Virgínia Woolf tinha um apreço especial por biografias, Flush: memórias de um cão de 1933, é a biografia fictícia de um cão cocker spaniel de origem inglesa que mostra a história de amor dos poetas Robert Browning e Elizabeth Barret percebidos através do ponto de vista do animal de estimação de Elizabeth. 
        Flush, segundo consta, foi dado de presente para a poetisa por sua amiga, Sra. Mitford, como uma companhia para aplacar sua solidão, já que Elizabeth era muito doente e raramente saía de seu quarto. Flush torna-se então seu companheiro e amigo fiel, permanecendo no quarto ao seu lado em todos os momentos. Flush é humanizado na obra, pois sente ciúmes, amor, ódio e inclusive amadurece em seus sentimentos no decorrer do livro, isso se deve também pelo próprio fato de Elizabeth vê-lo quase como um ser humano, inclusive imaginando diversas vezes que ele está meditando ou pensando em alguma coisa. Pelas suas aventuras e sentidos (principalmente o olfato), vamos descobrindo o mundo que cerca Elizabeth, a vida na cripta escura e solitária, o amor opressivo de um pai, os contrastes entre a rica Wimpole Street e os becos de Whitechapel, a ganância dos homens e, finalmente, a descoberta do amor e da felicidade. 
        É um livro muito bem escrito, leve, bem humorado e fácil de ler: no auge de sua carreira como escritora, Woolf produziu, no ano de 1931, As Ondas, um livro experimental, que não continha um enredo tal como se conhecia na época. Desgastada por essa experiência, Virgínia procurou, ao término da obra, descansar. Para tal relaxamento, a autora seguiu para sua casa de campo levando consigo alguns livros, entre eles os dois volumes das cartas de amor trocadas entre os poetas Elizabeth Barret e Robert Browning, copilados pelo filho do casal. Ao ler essas cartas, Woolf notou as repetidas descrições que Elizabeth fazia das atitudes de seu cocker spaniel de estimação, Flush. Por diversão, a escritora resolveu dar vida a Flush e escrever uma biografia da história de amor dos poetas pelo olhar do cão. Dessa brincadeira literária (que consumiu 18 meses de trabalho de Virginia) surgiu Flush: memórias de um cão, publicado originalmente em 1933. 
        O livro foi aclamado por público e crítica e fez a autora experimentar, pela primeira vez, o sucesso financeiro de vendas. Recomendo muitíssimo a leitura!


Nenhum comentário: